Autor: João Victor Magalhães Silva Revisor: Vitor Augusto Otoni Figueiró 27/10/2022

Vantagens em se ter um projeto elétrico na sua obra

Vantagens em se ter um projeto elétrico na sua obra.

Qualquer execução de obra tem como base um projeto realizado por um profissional capacitado e habilitado para garantir a segurança, durabilidade e otimização de custo do empreendimento. Isso vale também para projetos elétricos. Existem atualmente no mercado profissionais responsáveis pela elaboração dos projetos elétricos, e esse trabalho não é apenas algo burocrático, e muito menos dispensável, é algo primordial para a plena execução da obra, prova disso são as pesquisas que apontam que um bom projeto elétrico consegue diminuir em até 40% o custo da execução elétrica em sua residência. 

Qual a finalidade de um projeto elétrico?

O projeto elétrico residencial se baseia nas especificações técnicas dos elementos elétricos da instalação, além da quantidade de material a ser utilizados, bem como do posicionamento dos eletrodutos/saídas de energia.
Com um projeto bem dimensionado, você terá, além da certeza do correto funcionamento elétrico da casa, a certeza de segurança para você e sua família e de que o investimento feito na obra foi 100% otimizado para a maior qualidade pelo menor preço.
Ao abrir mão desse investimento, você se expõe ao risco de um incorreto dimensionamento de carga na estrutura, o que certamente ocasionaria em grandes transtornos, desde a constante queimas das lâmpadas da casa até queimar equipamentos ligados à tomada, sem falar é claro do gravíssimo risco de incêndio que pode ocorrer devido às falhas nos sistemas de proteção elétrico. Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), curtos-circuitos são as maiores causas de incêndios, sendo que 80% deles acontecem dentro de casa.


Quem é o responsável técnico por esses projetos?

Qualquer projeto de engenharia deve ser realizado por um profissional habilitado para esta função. No caso de Projetos Elétricos, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) exige que seja feito por um Engenheiro Eletricista, sendo requerida a emissão de uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) para o projeto em questão.
Além da ART, um Projeto Elétrico deve vir acompanhado do as built , contendo o levantamento de toda a instalação elétrica, analise de distribuição dos circuitos, a demanda de energia, os elementos que compõem as instalações, quantidade, potência e localização de pontos de alimentação, além da planta em CAD, diagramas unifilares e multifilares, quadros de carga e demanda, lista de materiais e memorial de cálculo do projeto.

Principais vantagens


Dentre as principais vantagens de se ter um projeto elétrico, podemos citar:

  • Ter o projeto feito de acordo com as normas da ABNT (NBR 5410) evita brechas na segurança e que as potencias dos equipamentos sejam dimensionadas de forma incorreta, evitando possíveis gastos a mais com as contas de luz.
  • Garantia de que o dimensionamento dos materiais utilizados seja feito com exatidão, evitando possíveis gastos com materiais sub ou superdimensionados.
  • Assegurar que sua instalação tenha uma infraestrutura elétrica feita da forma correta, evitando possíveis quedas de energia decorrentes do desligamento de chaves no quadro geral, como também prevenindo choques acidentais, algumas vezes até fatais, através dos dispositivos DRs.
  • Versatilidade de alocação dos pontos de tomadas, iluminação e condutos, de forma que alguma mudança possa ser realizada no futuro sem que o cliente seja prejudicado.
  • Garantia de proteção contra surtos de tensão da rede elétrica, como descargas atmosféricas (raios) e sobre-tensões de manobra.
  • Garantia de que, na execução do projeto, não haverá surpresas, poupando seu tempo e dinheiro.

Tudo isso traz agilidade na hora da construção e evita possíveis ocorrências como esquecer de colocar tomadas em algum cômodo, não colocar tomadas suficientes para que o ambiente seja funcional, colocar tomadas na altura errada, má distribuição da fiação para a caixa de energia, entre outros.
Podemos concluir que o projeto elétrico é de suma importância para grandes e pequenas obras, visto que ele nos fornece garantia de um serviço seguro, eficaz, além de representar uma considerável economia para a execução da obra.


Nós da Automic Jr entregamos projetos elétricos customizados em Ouro Preto e região, seguindo sempre as particularidades de cada cliente. Todos os projetos são feitos de acordo com a NBR 5410 e com supervisão técnica direta dos professores da Universidade Federal de Ouro Preto.
Entre em contato conosco e agende um orçamento para seu projeto elétrico. 
Invista na segurança da sua casa, da sua empresa e da sua família.