João Vitor Freiria 23/08/2021

6 vantagens da energia solar fotovoltaica

Você provavelmente já ouviu falar da energia solar, que vem se tornando cada vez mais popular. Com maior frequência vemos painéis solares nos telhados das casas, empresas e indústrias, por ser uma opção sustentável, rentável, segura e de fácil instalação. O crescente barateamento dos painéis e componentes, bem como o combate ao aquecimento global utilizando energia limpa, têm sido bons incentivos para investir nesse sistema.

Ainda não acha que é hora de aplicar nessa tecnologia? Então venha conferir 6 razões para investir na energia solar:

 

1 - Economia na conta de luz

A partir da geração própria, contabilizam-se créditos na concessionária de energia, abatendo o valor da conta final, podendo chegar até 95% de economia! Isso porque em sistemas on-grid (que é o sistema mais implantado, conectado à rede de distribuição local) durante a noite os painéis não produzem, mas durante o dia a produção é maior que o consumo, então o restante vai para a rede, sendo contabilizado no medidor padrão do imóvel.

Num sistema bem dimensionado, uma conta que normalmente era de R$300 fica R$15, desde o primeiro mês de implantação. Já pensou nessa economia?

 

2 - Pouca manutenção

Painéis solares são construídos para resistir às adversidades climáticas, por serem colocados no ambiente externo. E como também não há peças móveis no sistema, a manutenção torna-se mínima. 

Como o processo de geração é químico, e ocorre sem movimentação, risco de acidente ou ruído algum, não é necessário se preocupar com imprevistos. Em média, apenas uma limpeza semestral e checagens anuais feitas por profissionais são o suficiente para conservar seu sistema!

 

3 - Longa vida útil

O sistema solar fotovoltaico dura mais de 25 anos gerando energia, e o retorno do investimento se paga em aproximadamente 6 anos. Ou seja, os próximos 19, 20 anos, ou mais serão praticamente zerados na fatura, sendo um investimento de alto rendimento e baixo risco. Esse é um dos maiores motivos pelo qual esse investimento tem se tornado tão popular.

 

4 - Valorização do imóvel

Ao instalar painéis solares, agrega-se valor ao imóvel, já que o sistema torna-se parte dele, e continua gerando energia por muitos anos, até para possíveis próximos moradores. A tendência do mercado imobiliário é que casas com sistema solar sejam valorizadas em até 20%. Além disso, o sistema todo ocupa pouco espaço, e não atrapalha nenhuma atividade no ambiente.

 

5 - Energia sustentável

Os fótons que chegam à placa reagem resultando em corrente elétrica, através do efeito fotovoltaico. Como a fonte de energia é o Sol, sendo assim inesgotável e renovável, a geração de energia através do efeito fotovoltaico é limpa, sem qualquer emissão de poluentes. Como o tempo de vida do painel é longo, as emissões da fabricação dele são compensadas pelo seu uso.

 

6 - Instalação fácil e rápida

A instalação consiste em posicionar os painéis normalmente no telhado, onde há maior incidência de luz solar, para que eles tenham melhor aproveitamento da sua capacidade de geração. Os componentes são fixados em estruturas existentes no imóvel, e eventualmente requerem pequenas adaptações para acondicionar painéis, fios, inversor e medidor de energia.

 

Agora que você já sabe dos benefícios da energia solar, pensa em investir? Entre em contato conosco! Teremos prazer em conversar com você!