Layse Linhares e Luís Schons 22/06/2021

5 motivos para utilizar a Análise de Dados na sua empresa

Para gerenciar um processo, é preciso que as coisas funcionem como uma engrenagem: todas as peças têm que estar em sincronia. Além disso, com a concorrência crescente e sem espaço para perdas, é necessário, não apenas observar os resultados, mas entendê-los. Assim, somente com a business Intelligence,  a inteligência empresarial, que trabalha por meio   de análise de dados, é que você consegue ter essa visão gerencial e detalhada de todo o seu processo de produção ou de venda, para auxiliá-lo na tomada de decisões.

 

Ainda não está convencido ou quer entender de que  forma a análise de dados pode te auxiliar a alavancar o seu negócio? 

 

Reunimos cinco motivos que mostram porquê você deve começar a utilizar esse serviço:

 

1 - Melhor conhecimento do mercado

 

As informações sobre os clientes, seja por meio das ferramentas de CRM, seja pelos dados de redes sociais e outras interações com a empresa, podem revelar padrões de comportamento, preferências e até anseios dos seus clientes.

A partir dessas informações, é possível conhecer o que os consumidores esperam,  reagir com antecedência às suas expectativas e criar soluções para possíveis problemas. Este cenário promove uma grande vantagem para a empresa, uma vez que permite desenvolver estratégias direcionadas para impactar positivamente os consumidores e obter melhores resultados em vendas, tudo isso baseando-se  em dados concretos.

Deste modo, o negócio é capaz de oferecer ao seu público-alvo soluções em produtos e serviços que atendam  às suas necessidades e de atrair consumidores em potencial para a sua empresa. Além disso, com o conhecimento do mercado, você pode ditar as tendências e acompanhar as inovações, beneficiando-se delas.

 

2 - Controle dos processos da empresa

 

Imagine trabalhar no escuro, às cegas, sem saber para onde ir ou o que fazer. Quem não analisa seus resultados está fazendo exatamente isso!

 

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve” - Lewis Carroll 

 

Por outro lado, ao criar uma rotina de controle dos resultados com a análise de dados, é possível identificar processos que precisam ser ajustados, intensificar o que está dando certo e, até, fazer correções em tempo hábil para prevenir prejuízos.

Por exemplo: ao analisar os dados do departamento, a empresa consegue identificar em quais áreas está obtendo maior sucesso e em quais é preciso melhorar os processos. Assim, é possível identificar oportunidades e ter insights para a criação de novas atividades, produtos ou serviços.

Isso pode ser aplicado a todas as esferas da operação, desde a gestão de pessoas até o dimensionamento de compras. Com dados estruturados e devidamente interpretados em relatórios inteligentes, a direção da empresa pode ter mais previsibilidade e tomar decisões mais corretas em relação à  sua operação.

 

3 - Decisões mais rápidas e assertivas

 

Diferentemente de planos desenvolvidos com base em intuições e “achismos”, a análise de dados permite a criação de planos certeiros, a partir de decisões mais estratégicas que proporcionam maior segurança e assertividade para o negócio.

Além disso, é fato que, hoje em dia, até pequenas empresas trabalham com um grande fluxo de informação e analisar todos os dados do seu negócio pode ser bastante dispendioso. Com isso, a sua equipe vai levar muito mais tempo para obter as respostas que procura e, quando isso acontecer, pode ser tarde demais. Para tanto, a análise de dados mostra as informações relevantes em tempo real e de modo claro, por meio de gráficos e outros recursos que agilizam a tomada de decisões.

Além da agilidade, estes recursos promovem o compartilhamento dos dados com todos os envolvidos, tornando o trabalho mais organizado. Tudo isso é de extrema importância para otimizar as decisões, pois sem informações atualizadas e completas, corre-se o risco de não serem feitas  as melhores escolhas para o seu negócio.

 

4 - Inovação

 

Ser pego de surpresa, por uma nova tecnologia ou mesmo uma crise, pode ser extremamente prejudicial para a empresa. No entanto, isso não acontece quando se utiliza a análise de dados, uma vez que há uma maior segurança, para desenvolver planos que considerem estes  cenários e inovem  seu negócio.

Essa inovação advém do fato de que as empresas passam a entender melhor suas operações, a saber quais são seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado, a conhecer melhor seus clientes,  potenciais clientes e o mercado, além de ter mais garantia para a geração de ideias disruptivas.

Com isso, ao ganhar capacidade de inovar, a empresa consegue oferecer produtos ou serviços inéditos, que atendam às necessidades da sociedade, aumentando, assim, o lucro e o público do negócio.

 

5 - Maior engajamento da equipe

 

Ao trabalhar com métricas, a empresa consegue aumentar o foco dos funcionários e o engajamento dos times, levando a  uma maior probabilidade de se alcançar  os resultados esperados.

Além disso, analisar esses dados também permite uma gestão mais próxima das pessoas, uma vez que é possível conhecer melhor cada colaborador da empresa, saber suas principais habilidades, forças comportamentais e limitações.

Assim, entender a performance das equipes, por meio da análise de dados, permite que a empresa estabeleça melhor seus objetivos, alcance seus  resultados e melhore o relacionamento entre os funcionários.

 

Agora que já explicamos as principais vantagens da análise de dados, é claro como esse uso é uma oportunidade de se aprimorar e aumentar seu negócio de forma saudável e segura. A Automic oferece a análise de dados por meio de um serviço excelente com preços que apenas nós oferecemos. Entre em contato conosco!